O que é o CIVP? É a sigla de Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia, o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia CIVP é um documento que comprova a vacinação contra doenças. Atualmente, a única vacina exigida para uma pessoa que esta realizando uma viagem internacional, é a vacina contra a doença da febre amarela. A exigência do CIVP está prevista no Regulamento Sanitário Internacional (RSI) – 2005 e apenas alguns países signatário do RSI exigem o CIVP.

No site da Organização Mundial de Saúde – OMS é possível consultar a lista, atualizada, de países que exigem o CIVP e no site da AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA – ANVISA é possível verificar as orientações especificas e as recomendações e/ou exigência de cada país signatário do RSI. Para isso basta selecionar o país destino e conferir as orientações. Todo país que constar uma exigência sanitária, será necessária a apresentação do CIVP. Contudo, além das orientações para o país de destino, deve-se consultar, também, caso haja, as orientações dos países onde serão realizadas conexões ou escalas, por meio do próprio site da ANVISA ou por meio do consulado e ou embaixada existente nestes países.

Desde 11 de julho de 2016, a exigência para emissão do CIVP passou a ser de apenas uma dose completa, ou seja, não será válida a dose fracionada da vacina contra febre amarela. Lembrando que a vacina contra febre amarela deve ser tomada com antecedência de, no mínimo, 10 (dez) dias antes da viagem. Considerando que a única vacina exigida para uma pessoa que esta realizando uma viagem internacional, é a vacina contra a doença da febre amarela e que a Organização Mundial de Saúde (OMS) reconheceu que uma única dose de vacina contra a febre amarela confere imunidade por toda a vida, após a obtenção, o CIVP não precisa ser renovado, pois ele terá validade para toda vida.

Leia mais

Lista de centros de orientação para a saúde do viajante

Quais municípios encontram se nas áreas de recomendação para vacina febre amarela

 

Referência: BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Santária | Anvisa. REGULAMENTO SANITÁRIO INTERNACIONAL RSI – 2005. Disponível em: < https://www.anvisa.gov.br/hotsite/viajante/Regulamento_Sanitario_Internacional_versão%20para%20impressão.pdf> Acesso em: 18 fev. 2018.

Referência: BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Santária | Anvisa. Saúde do viajante. Disponível em: < https://portal.anvisa.gov.br/dicas-de-saude-para-viagem> Acesso em: 18 fev. 2018.

Inscreva-se no canal do Youtube Dicas e Tutoriais Grátis

O que é o CIVP

Gostou do artigo? Assine nosso blog!