O Índice de Massa Corporal – IMC é uma medida, adotada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para saber, de forma rápida, se uma pessoa está com o peso normal, abaixo do normal, com sobrepeso ou obesa. O sobrepeso e a obesidade são apontados como causas para diversas doenças, dentre elas o diabetes, a hipertensão e problemas cardíacos. É sabido que estar acima do peso normal pode causar sérios problemas a saúde, contudo não podemos esquecer que uma pessoa com um peso muito abaixo do normal, também corre o risco de ter sérios problemas de saúde. E para saber se você está dentro de seu peso normal, basta calcular o IMC.
Orientações para a coleta de dados
antropométrico e para o cálculo do IMC
A padronização de práticas de Vigilância Alimentar e Nutricionais em um país de grande dimensão territorial e de imensa diversidade e contraste, como é o caso do Brasil, é um trabalho árduo. Contudo, a padronização é de grande importância, pois permite comparações entre indivíduos de diferentes municípios, Estados ou Regiões.
O Sistema de Vigilância Alimentar e Nutrição – SISVAN: conduzido pelo Ministério da Saúde, é o foco das estratégias de Vigilância Alimentar e Nutricional. O SISVAN é um sistema composto por uma série de indicadores de consumo, antropométricos e bioquímicos, com o objetivo de avaliar e monitorar o estado nutricional e alimentar de toda população brasileira. O ministério da saúde recomenda que profissionais da área de saúde e gestores do Sistema Único de Saúde – SUS adotem o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutrição – SISVAN visando uma melhor assistência a população.
O estado nutricional de um indivíduo é o equilíbrio entre o consumo e o gasto de nutrientes para suprir as necessidades nutricionais. O estado nutricional pode ser dividido em três manifestações orgânicas:
Adequação Nutricional (Eutrofia): manifestação produzida pelo equilíbrio entre o consumo e o gasto de nutrientes.
Carência Nutricional: manifestações produzidas pela deficiência nutricional de elementos indispensáveis à saúde.
Distúrbio Nutricional: manifestações produzidas pelo consumo escasso ou excessivo de nutrientes, causando desnutrição ou obesidade.
Profissionais da área de saúde utilizam os indicadores antropométricos na avaliação do estado nutricional de indivíduos ou grupos de indivíduos, baseando-se em medições físicas de determinados segmentos ou na composição corporal global. Os indicadores antropométricos são utilizados em todo mundo, fato que permite a aplicação e a classificação de indivíduos e grupos segundo o seu estado nutricional em plano regional, nacional ou internacional.
A avaliação antropométrica é aplicável em todas as fases do curso da vida, sendo dividida nas seguintes fase:
– Criança: menor de 10 anos de idade;
– Adolescente: maior ou igual a 10 anos e menor que 20 anos de idade;
– Adulto: maior ou igual a 20 anos e menor que 60 anos de idade;
– Idoso: maior ou igual a 60 anos de idade;
– Gestante: qualquer mulher grávida.
Os dados a serem coletados, da pessoa que está sendo avaliada, são o peso e a altura.
– Peso em quilogramas;
– Altura em metros.
Índice de Massa Corporal (IMC) leva em consideração a idade, e será expresso pela relação entre o peso e o quadrado da estatura (altura x altura) da pessoa avaliada. O IMC é utilizado para identificação de excesso de peso entre crianças, adolescente, adultos, idosos e gestantes.
Índice de Massa Corporal (IMC) é igual ao peso em quilograma, dividido pelo quadrado da altura em metro (altura x altura).
Índice – O índice antropométrico é o resultado obtido de operações realizadas com medidas antropométricas (no caso do IMC, por exemplo, divisão do peso pela altura) ou entre uma medida antropométrica e uma medida demográfica (por exemplo, divisão do peso pela idade). Os índices podem ser representados em percentis ou em escores-z, ou até como percentuais da mediana.
Indicador – Com base no índice atribuído a crianças, adolescentes, adultos, idosos ou gestantes, o indicador pode ser classificado, por exemplo, em magreza acentuada, magreza, eutrofia, risco de sobrepeso, sobrepeso, obesidade e obesidade grave.
Percentil – É a medida estatística que determina uma posição ocupada de uma distribuição de cem partes iguais, onde os dados são ordenados do menor para o maior, sendo que cada ponto da distribuição corresponde a um percentil.
Escore-z – É também é uma medida estatística que determina a distância de um determinado valor observado em comparação à mediana desse valor, ou em comparação a um valor considerado normal na população.
A Organização Mundial da Saúde recomenda, cada vez mais, o uso do sistema de escores-z, em substituição do o sistema em percentis. O Brasil utilizava o sistema em percentis, contudo, atualmente, já está utilizando o sistema de escores-z. Para converter, veja o quadro de equivalências entre percentis e escores-z na tabela abaixo :
FONTE ( PORTAL DA SAÚDE, 2016, https://dab.saude.gov.br/portaldab/ape_vigilancia_alimentar.php?conteudo=perguntas)
O Ministério da Saúde segue recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e adota curvas de referência para avaliação do estado nutricional de crianças e adolescentes de 0 a 19 anos. As curvas de referências (WHO, 2007) definem adolescentes como uma pessoa com até 19 anos completos, a partir desta idade, a pessoa entra na classificação de pessoa adulta. Contudo o Ministério da Saúde passou a considerar a fase adulta a partir dos 20 anos completos e recomenda que pessoas com idade entre 19 anos e 01 mês e 19 anos e 11 meses, sejam classificadas como adolescente.
As curvas de referencias foram estabelecidas com base em indivíduos sadios, vivendo em condições culturais, ambientais e socioeconômicas satisfatórias, tornando-se uma referência para comparações com outros grupos. Na avaliação do estado nutricional de crianças menores de cinco anos, utiliza-se a referência da OMS lançada em 2006 (WHO, 2006). Enquanto que na avaliação do estado nutricional de crianças com cinco anos ou mais e adolescentes, deve-se utilizar a referência internacional da OMS lançada em 2007 (WHO, 2007). Adultos e idosos não utilizam curvas de referências
O diagnóstico nutricional de um criança menor de 5 anos deve ser realizado do seguinte modo:
1º – Passo
Obtenha a idade. Para o calculo do índice de massa corporal é necessário saber com precisão a idade em anos e meses. Uma vez que as curvas de crescimento trazem informações em meses. Logo, para idades não exatas, deve-se aproximar as idades, utilizando a seguinte regra: até 15 dias, aproxima-se para o último mês completado. Igual ou superior a 16 dias, aproxima-se a idade para o próximo mês a ser completado. Exemplos:
Paula possui 2 anos, 3 meses e 14 dias de vida, neste caso, deve-se aproximar para 2 anos e 3 meses. (Até 15 dias, aproxima-se para o último mês completado)
Iara possui 4 anos, 6 meses e 16 dias de vida, neste caso, deve-se aproximar para 4 anos e 7 meses. ( Igual ou superior a 16 dias, aproxima-se a idade para o próximo mês a ser completado.)
2º – Passo
Obtenha o peso, em quilograma, e a altura, em metro, utilizando técnicas e instrumentos adequados;
Manual orientador para aquisição de equipamentos antropométricos
3º – Passo
Calcule o IMC da criança, utilizando a formula a seguir:
4º – Passo
Utilize o gráficos de crescimento de meninos ou meninas menor de 5 anos, conforme o sexo. Em seguida localize o ponto de interseção entre o Índice de Massa Corporal e a idade da criança;
5º – Passo
Observe a curva de crescimento no gráfico e faça o diagnóstico nutricional da criança. A tabela a seguir apresenta as classificações do estado nutricional de crianças menores de 5 anos, para o índice antropométrico IMC para idade.Fonte: Adaptado de: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretária de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Orientações para a coleta e análise de dados antropométricos de saúde: Norma Técnica do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional – SISVAN. https://dab.saude.gov.br/portaldab/biblioteca.php?conteudo=publicacoes/orientacoes_coleta_analise_dados_antropometricos
Atenção: As correções na Norma Técnica do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional foram realizadas na Errata.
6º – Passo
Compartilhe o resultado com o profissional de saúde, para que ele faça as intervenções que forem necessárias, conforme o resultado do diagnóstico nutricional.
Para ver exemplos de calculo do IMC de criança menor de 5 anos, assista o vídeo abaixo:
O diagnóstico nutricional de um criança maior ou igual a 5 anos e menor de 10 anos deve ser realizado do seguinte modo:
1º – Passo
Obtenha a idade. Para o calculo do índice de massa corporal é necessário saber com precisão a idade em anos e meses. Uma vez que as curvas de crescimento trazem informações em meses. Logo, para idades não exatas, deve-se aproximar as idades, utilizando a seguinte regra: até 15 dias, aproxima-se para o último mês completado. Igual ou superior a 16 dias, aproxima-se a idade para o próximo mês a ser completado. Exemplos:
Felipe possui 5 anos, 8 meses e 12 dias de vida, neste caso, deve-se aproximar para 5 anos e 8 meses. (Até 15 dias, aproxima-se para o último mês completado)
Maria possui 9 anos, 10 meses e 17 dias de vida, neste caso, deve-se aproximar para 9 anos e 11 meses. ( Igual ou superior a 16 dias, aproxima-se a idade para o próximo mês a ser completado.)
2º – Passo
Obtenha o peso, em quilograma, e a altura, em metro, utilizando técnicas e instrumentos adequados;
Manual orientador para aquisição de equipamentos antropométricos
3º – Passo
Calcule o IMC da criança, utilizando a formula a seguir:
4º – Passo
Utilize o gráficos de crescimento de meninos ou meninas maior ou igual a 5 anos e menor ou igual a 19 anos, conforme o sexo. Em seguida localize o ponto de interseção entre o Índice de Massa Corporal e a idade da criança;
5º – Passo
Observe a curva de crescimento no gráfico e faça o diagnóstico nutricional da criança. A tabela a seguir apresenta as classificações do estado nutricional de crianças maior ou igual a 5 anos e menor de 10 anos, para o índice antropométrico IMC para idade.
Fonte: Adaptado de: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretária de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Orientações para a coleta e análise de dados antropométricos de saúde: Norma Técnica do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional – SISVAN. https://dab.saude.gov.br/portaldab/biblioteca.php?conteudo=publicacoes/orientacoes_coleta_analise_dados_antropometricos
Atenção: As correções na Norma Técnica do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional foram realizadas na Errata.
6º – Passo
Compartilhe o resultado com o profissional de saúde, para que ele faça as intervenções que forem necessárias, conforme o resultado do diagnóstico nutricional.
Para ver exemplos de cálculo do IMC de criança maior ou igual a 5 anos e menor de 10 anos, assista o vídeo abaixo:
O diagnóstico nutricional de um adolescente maior ou igual a 10 anos e menor de 20 anos deve ser realizado do seguinte modo:
1º – Passo
Obtenha a idade. Para o calculo do índice de massa corporal é necessário saber com precisão a idade em anos e meses. Uma vez que as curvas de crescimento trazem informações em meses. Logo, para idades não exatas, deve-se aproximar as idades, utilizando a seguinte regra: até 15 dias, aproxima-se para o último mês completado. Igual ou superior a 16 dias, aproxima-se a idade para o próximo mês a ser completado. Exemplos:
Carlos possui 10 anos, 2 meses e 05 dias de vida, neste caso, deve-se aproximar para 10 anos e 2 meses. (Até 15 dias, aproxima-se para o último mês completado)
Julia possui 19 anos, 10 meses e 23 dias de vida, neste caso, deve-se aproximar para 19 anos e 11 meses. ( Igual ou superior a 16 dias, aproxima-se a idade para o próximo mês a ser completado.)
2º – Passo
Obtenha o peso, em quilograma, e a altura, em metro, utilizando técnicas e instrumentos adequados;
Manual orientador para aquisição de equipamentos antropométricos
3º – Passo
Calcule o IMC do adolescente, utilizando a formula a seguir:
4º – Passo
Utilize o gráficos de crescimento de meninos ou meninas maior ou igual a 5 anos e menor ou igual a 19 anos, conforme o sexo. Em seguida localize o ponto de interseção entre o Índice de Massa Corporal e a idade do adolescente;
A tabela de referência de IMC para idade da WHO – 2007, considera adolescente uma pessoa com até 19 anos completos, a partir desta idade, a pessoa entraria na classificação de pessoa adulta. Contudo o Ministério da Saúde considera a fase adulta a partir dos 20 anos completos e recomenda que pessoas com idade entre 19 anos e 01 mês e 19 anos e 11 meses, sejam classificadas como adolescente.
Observe a curva de crescimento no gráfico e faça o diagnóstico nutricional do adolescente. A tabela a seguir apresenta as classificações do estado nutricional de adolescente maior ou igual a 10 anos e menor ou igual a 19 anos, para o índice antropométrico IMC para idade.
Fonte: Adaptado de: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretária de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Orientações para a coleta e análise de dados antropométricos de saúde: Norma Técnica do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional – SISVAN. https://dab.saude.gov.br/portaldab/biblioteca.php?conteudo=publicacoes/orientacoes_coleta_analise_dados_antropometricos
6º – Passo
Compartilhe o resultado com o profissional de saúde, para que ele faça as intervenções que forem necessárias, conforme o resultado do diagnóstico nutricional.
Para ver exemplos de calculo do IMC de adolescente maior ou igual a 10 anos e menor de 20 anos, assista o vídeo abaixo:
O diagnóstico nutricional de um adulto maior ou igual a 20 anos e menor de 60 anos deve ser realizado do seguinte modo:
1º – Passo
Obtenha a idade a fim de que os diagnóstico nutricional seja conforme a fase do curso da vida.
2º – Passo
Obtenha o peso, em quilograma, e a altura, em metro, utilizando técnicas e instrumentos adequados;
Manual orientador para aquisição de equipamentos antropométricos
3º – Passo
Calcule o IMC do adulto , utilizando a formula a seguir:
4º – Passo
Adultos não utilizam gráficos de curvas de crescimento. Utilize a tabela a seguir para realizar o diagnóstico nutricional de adulto maior ou igual a 20 anos e menor de 60 anos.
Fonte: Adaptado de: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretária de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Orientações para a coleta e análise de dados antropométricos de saúde: Norma Técnica do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional – SISVAN. https://dab.saude.gov.br/portaldab/biblioteca.php?conteudo=publicacoes/orientacoes_coleta_analise_dados_antropometricos
5º – Passo
Compartilhe o resultado com o profissional de saúde, para que ele faça as intervenções que forem necessárias, conforme o resultado do diagnóstico nutricional.
O diagnóstico nutricional de um idoso maior ou igual a 60 anos deve ser realizado do seguinte modo:
1º – Passo
Obtenha a idade a fim de que os diagnóstico nutricional seja conforme a fase do curso da vida.
2º – Passo
Obtenha o peso, em quilograma, e a altura, em metro, utilizando técnicas e instrumentos adequados;
Manual orientador para aquisição de equipamentos antropométricos
3º – Passo
Calcule o IMC de idoso, utilizando a formula a seguir:
4º – Passo
Idoso não utilizam gráficos de curvas de crescimento. Utilize a tabela a seguir para realizar o diagnóstico nutricional de idoso maior ou igual a 60 anos.
Fonte: Adaptado de: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretária de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Orientações para a coleta e análise de dados antropométricos de saúde: Norma Técnica do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional – SISVAN. https://dab.saude.gov.br/portaldab/biblioteca.php?conteudo=publicacoes/orientacoes_coleta_analise_dados_antropometricos
5º – Passo
Compartilhe o resultado com o profissional de saúde, para que ele faça as intervenções que forem necessárias, conforme o resultado do diagnóstico nutricional.
Durante a avaliação do estado nutricional da gestante, obtém-se, simultaneamente, as condições nutricionais da mulher e do feto. Tais procedimentos são partes essenciais do pré-natal. O diagnóstico nutricional de gestantes deve ser realizado do seguinte modo:
1º – Passo
Obtenha a semana gestacional. Considerando-se a dificuldade de descobrir o dia exato da fecundação, convencionou-se a considerar o primeiro dia da gravidez como o última dia da menstruação – DUM (Data da Última Menstruação).
Para o calculo do índice de massa corporal é necessário utilizar semana exatas. Para semanas não exatas, deve-se arredondar as semanas, utilizando a seguinte regra: até 03 dias, aproxima-se para a última semana completada. De 4 a 6 dias, aproxima-se para a próxima semana a ser completada. Exemplos:
Ana possui 10 semanas e 03 dias, neste caso, deve-se aproximar para 10 semanas. (Até 03 dias, aproxima-se para a última semana completada)
Maria possui 19 semanas 04 dias, neste caso, deve-se aproximar para 20 semanas.( 4, 5 ou 6 dias, aproxima-se a para a semana a ser completada.)
2º – Passo
Obtenha o peso, em quilograma, e a altura, em metro, utilizando técnicas e instrumentos adequados;
OBS.: Gestantes adultas terão a altura aferida 1 única vez e gestantes adolescentes terão a altura aferida a cada 3 meses. O peso deverá ser aferido em todas as avaliações, tanto de gestantes adultas, quanto de gestantes adolescentes.
Manual orientador para aquisição de equipamentos antropométricos
3º – Passo
Calcule o IMC da gestante, utilizando a formula a seguir:
4º – Passo
O diagnóstico inicial da gestante deve ser realizado, preferivelmente, com o IMC calculado a partir de medição realizada até a 13ª semana gestacional ou com o IMC pré-gestacional referido com o limite máximo de até 2 meses antes. Utilize a tabela a seguir para realizar o diagnóstico nutricional de gestantes.
Fonte: Adaptado de: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretária de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Orientações para a coleta e análise de dados antropométricos de saúde: Norma Técnica do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional – SISVAN. https://dab.saude.gov.br/portaldab/biblioteca.php?conteudo=publicacoes/orientacoes_coleta_analise_dados_antropometricos
5º – Passo
Determine, com base no estado nutricional, atual da gestante, o seu ganho de peso até o final da gestação, conforme a tabela a seguir.
Fonte: Adaptado de: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretária de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Orientações para a coleta e análise de dados antropométricos de saúde: Norma Técnica do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional – SISVAN. https://dab.saude.gov.br/portaldab/biblioteca.php?conteudo=publicacoes/orientacoes_coleta_analise_dados_antropometricos
Após o cálculo do IMC, gestantes que apresentaram um estado nutricional de baixo peso (BP) deverão ganhar, em média, 2,3 KG de peso durante o 1° trimestre e ganhar, em média, 0,5 KG de peso, semanal, durante o 2° e 3° trimestres, totalizando, durante toda a gestação, um peso entre 12,5 KG e 18,0 KG.
Após o cálculo do IMC, gestantes que apresentaram um estado nutricional adequado (A) deverão ganhar, em média, 1,6 KG de peso durante o 1° trimestre e ganhar, em média, 0,4 KG de peso, semanal, durante o 2° e 3° trimestres, totalizando, durante toda a gestação, um peso entre 11,5 KG e 16,0 KG.
Após o cálculo do IMC, gestantes que apresentaram um estado nutricional de sobrepeso (S) deverão ganhar, em média, 0,9 KG de peso durante o 1° trimestre e ganhar, em média, 0,3 KG de peso, semanal, durante o 2° e 3° trimestres, totalizando, durante toda a gestação, um peso entre 7,0 KG e 11,5 KG.
Após o cálculo do IMC, gestantes que apresentaram um estado nutricional de obesidade (O) não deverão ganhar peso durante o 1° trimestre e deverão ganhar, em média, 0,3 KG de peso, semanal, durante o 2° e 3° trimestres, totalizando, durante toda a gestação, um peso de 7,0 KG.
Uma avaliação continua da gestante, durante o pré-natal, permitirá acompanhar o ganho de peso durante a gestação e examinar se este ganho está adequado em função de seu estado nutricional.
6º – Passo
Compartilhe o resultado com o profissional de saúde durante o pré natal, para que ele faça as intervenções que forem necessárias, conforme o resultado do diagnóstico nutricional.
PLANILHA DE CÁLCULO DO ÍNDICE DE MASSA CORPORAL IMC E DO PESO IDEAL DE ADULTOS
Clique aqui para adquirir a planilha.
————————————————————————————————
Só aqui eu encontrei as tabelas do imc pra crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes. Parabéns pelo post
Obrigado!
É o post mais completo que li ! Obrigada!
Obrigado!
Aureni, O seu peso deve variar entre 45 kg e 60 kg, conforme tabela do imc de adulto.
Muito interessante, publique seu vídeo do youtube no meu post sobre imc com uma calculadora de imc que eu fiz para wordpress.
Achei muito interessante o seu vídeo e resolvi compartilhar, pois o ensinamento é ótimo, muito bem feito.
ótimo vídeo,
Forte abraço e sucesso
Oi, eu tenho 14 anos, 1,84 de altura e peso 78 kg, eu como frutas e faço exercícios. Sei que estou gordo, mas queria saber mesmo o meu estado. Queria saber minha variação de peso tbm.
Olá Gustavo Henrique, tudo bem com você?
Seu IMC é 23,03. Seu estado nutricional, para a sua idade atual, é de sobrepeso. Alguns fatores para definição do seu peso ideal devem ser levados em consideração, como por exemplo a sua massa muscular, se você possui muita massa muscular, o ideal seria fazer o cálculo do IAC. Então, em tese, o seu peso ideal, para a sua idade, deverá girar, aproximadamente, entre 52 kg e 74 kg. Para maiores detalhes leia também o meu post
https://www.dicasetutoriaisgratis.com.br/como-calcular-indice-de-adiposidade-corporal/
Acesse também:
https://go.hotmart.com/H4136147E
https://go.hotmart.com/N5033104O
Espero ter lhe ajudado. Abraços
Olá,eu vim daquele video do seu canal postado em 2016,eu tenho 10 anos e peso 37 Kg e tenho 1,34 eu não sei direito minha altura,gostaria de saber se estou saudavel?
Olá, tudo bem? O seu IMC deu 20,60. Logo o seu estado nutricional, atual, é de de sobrepeso. Qualquer dúvida não hesite em perguntar. Abraços
Oi sou eu, e venho corrigir as minhas informações que eu dei antes:
Tenho 14 anos, 6 meses e 24 dias, com massa de 69 kg, e 1,80 m de altura. Como estou?
PS: Tbm quero saber minha variação de peso
Seu imc são 21,29.
Seu estado nutricional atual é eutrófico.
O limite para magreza é +- 52 kg e para sobrepeso +- 71 kg
Eu associo ele ao IAC
Tenho 15 anos e peso 88 altura 175 qual o meu peso ideal?
Olá, tudo bem? Seu imc é 28,7347. Considerando a sua idade e altura, atuais, seu estado nutricional pose ser de sobre peso ou de obesidade: Para 15 anos até 9 meses é de obesidade. 15 anos e 9 meses até 16 anos é de sobrepeso.
Você conhece a tribo forte?
A Tribo Forte é um portal exclusivo para membros para pessoas que visam emagrecer de vez e viver uma vida saudável. O portal contém ferramentas para se medir o progresso de emagrecimento, fórum exclusivo, documentários exclusivos legendados em português, acesso à perguntas diretas para os mais respeitados profissionais de saúde do Brasil, dezenas de receitas, etc.
Clique aqui e saiba mais
Não pensei que fosse tão fácil calcular o imc.
Meu peso esta normal. Acabei de calcular
Não sabia que era tão fácil calcular… Obrigado
Eu também me cadastrei no tribo forte.
Emagreci seguindo as dicas do tribo forte
Bem explicado
Excelente post
Excelente post
Recomendo o tribo forte
Olá dicasetutoriaisgratis.com.br
Obrigada, Delila Rusconi
ola dicasetutoriaisgratis.com.br