Taxa metabólica basal – TMB ou o gasto energético basal – GEB é a quantidade de energia (calorias) necessária, diariamente, para manter as funções vitais do organismo, durante o repouso, tais como batimentos cardíacos, pressão arterial, respiração, temperatura corporal, dentre outras funções vitais. A taxa pode variar de acordo com o sexo, idade, peso, altura e nível de atividade física. A manutenção das funções vitais é condicionada à energia obtida pela oxidação dos nutrientes existentes nos alimentos consumidos diariamente. Descobrir a taxa metabólica basal é imprescindível antes de começar uma dieta.
Gasto energético total – GET, é a soma da energia, diária, para manter as funções vitais do organismo (TMB) e da energia para executar as demais atividades do dia. Caso o consumo de calorias diárias seja igual ao GET, ocorrerá a manutenção do peso. Por outro lado, se o consumo de calorias diárias for inferior ao GET, ocorrerá uma diminuição do peso. De igual modo, se o consumo de calorias diárias for superior ao GET, ocorrerá aumento do peso.
Os métodos de calorimetria direta e indireta são mais precisos para realizar o cálculo da Taxa metabólica basal – TMB / Gasto energético basal – GEB, contudo são caros e feitos com equipamentos apropriados e com profissionais treinados. As equações de predição são métodos mais barato para realizar o cálculo da Taxa metabólica basal – TMB / Gasto energético basal – GEB, sendo as equações de Harris-Benedict (HBE) mais utilizadas.
Equações de Harris Benedict (HBE)
As equações de Harris Benedict (HBE) foram obtidas por meio de dados de calorimetria indireta realizadas em 239 indivíduos normais. O presente estudo foi publicado em 1919 e concluiu que as equações de Harris Benedict preveem com precisão o gasto energético de repouso em indivíduos habitualmente alimentados com uma precisão de +/- 14%, mas não são tão confiáveis em paciente desnutrido. Posteriormente, as equações de Harris Benedict foram revistas por Roza e Shizgal em 1984, e por Mifflin e St Jeor em 1990.
As equações de Harris-Benedict são utilizadas para calcular a taxa metabólica basal (TMB) de um indivíduo. O valor estimado da TMB é multiplicado por um número que corresponde ao nível de atividade do indivíduo. O resultado, também chamado de Gasto Energético total – GET, equivale à quantidade de calorias recomendada, para ingestão diária, para manter o peso corporal.
As equações de Harris Benedict consideram em seus cálculos o peso em quilograma, sexo, idade em anos e altura em centímetro.
Gasto Energético Basal – GEB
Gasto energético basal ou taxa metabólica basal é a quantidade de energia (calorias) necessária, diariamente, para manter as funções vitais do organismo durante o repouso. Equivale de 60 % a 75 % do GET.
Gasto Energético Total – GET
Gasto Energético total é a soma da energia, diária, para manter as funções vitais do organismo (TMB) e da energia para executar as demais atividades do dia.
Para calcular o seu Gasto Energético Total, você poderá achar a sua Taxa Metabólica Basal e somar a ela a energia gasta em suas atividades do dia, tais como 1 hora de Pedaladas (450 Kcal), 1 hora de leitura (80 Kcal), 1 hora passando roupas (250 Kcal), etc.
Gasto Energético Total = Taxa Metabólica Basal + Energia para executar as atividades do dia
Outro método para calcular o Gasto Energético Total – GET é multiplicar a Taxa Metabólica Basal, obtida pelas equações de Harris-Benedict, pela taxa de atividade.
Conforme consta na tabela a taxa de atividade de 1.2 é para sedentário. 1,375 para exercícios leves. 1,55 para exercícios moderados. 1,725 para exercícios pesados. E 1,9 para exercícios muito pesados. Conforme pode ser observado na tabela abaixo
Para calcular o gasto energético total – GET utilizando as equações de Harris Benedict devemos utilizar a tabela de abaixo.
Após obter a TMB, deve-se verificar o nível de atividade da pessoa avaliada e em seguida utilizar a equação correspondente.
Exemplos de cálculos
Homem
Homem, 32 anos, 170 cm de altura, peso 65 kg, Sedentário, pratica pouco ou nenhum exercício:
A Taxa metabólica basal – TMB deste homem é de 1.594,60 Kcal. Significa que este homem, durante o repouso, precisa de 1.594,60 Kcal para manter as funções vitais do organismo.
Contudo, este homem do exemplo, além da energia para manter as funções vitais do organismo (TMB), precisa de energia para as demais atividades do dia. E para saber quanto de calorias ele deve ingerir para suprir as necessidades vitais do organismo e das atividades, basta utilizar a tabela de Gasto Energético Total. Conforme dito no enunciado, este homem encontra-se na condição de sedentário, isto significa que ele realiza menos de 10.000 passos por dia. Ao consultarmos o nível de atividade deste homem na tabela de Gasto Energético Total, descobrimos que temos que multiplicar a Taxa metabólica basal – TMB por 1,2 para acharmos o Gasto Energético Total.
continuando o cálculo…
O homem do exemplo, precisa de 1913,52 Kcal para suprir as necessidades vitais do organismo e realizar as atividades do dia como sedentário. Com base nesta informação, basta que ele ingerira mais calorias do que precisa para aumentar o peso. Ou ingerira menos calorias do que precisa para diminuir o peso.
Exemplos de cálculos
Mulher
Mulher 30 anos, 165 cm de altura, peso de 70 kg, pratica esportes de 3 a 5 dias por semana:
A Taxa metabólica basal – TMB desta mulher é de 1489,48 Kcal. Significa que esta mulher durante o repouso precisa de 1489,48 Kcal para manter as funções vitais do organismo.
Contudo, esta mulher do exemplo, além da energia para manter as funções vitais do organismo (TMB), precisa de energia para as demais atividades do dia. E para saber quanto de calorias ela deve ingerir para suprir as necessidades vitais do organismo e das atividades, basta utilizar a tabela de Gasto Energético Total. Conforme dito no enunciado, esta mulher pratica esportes de 3 a 5 dias por semana. Ao consultarmos o nível de atividade desta mulher na tabela de Gasto Energético Total, descobrimos que temos que multiplicar a Taxa metabólica basal – TMB por 1,55 para acharmos o Gasto Energético Total.
continuando o cálculo…
A mulher do exemplo precisa de 2308,694 Kcal para suprir as necessidades vitais do organismo e realizar esportes de 3 a 5 dias por semana. Com base nesta informação, basta que ela ingerira mais calorias do que precisa para aumentar o peso. Ou ingerira menos calorias do que precisa para diminuir o peso.
Caso tenha ficado alguma dúvida, utilize o campo comentários para saná-la. Assine o blog e fique por dentro de todos os post sobre dietas.
————————————————————————————————
Taxa Metabólica Basal – TMB
Clique aqui para adquirir a planilha.
Referências
https://pt.wikipedia.org/wiki/Metabolismo_basal
https://abran.org.br/para-o-publico/calculadoras/taxa-metabolica/
https://en.wikipedia.org/wiki/Harris%E2%80%93Benedict_equation
https://ajcn.nutrition.org/content/40/1/168
https://es.wikipedia.org/wiki/Gasto_energ%C3%A9tico
https://pt.wikipedia.org/wiki/Macronutriente
https://pt.wikipedia.org/wiki/Nutriente
https://pt.wikipedia.org/wiki/Caloria
Como calcular a Taxa Metabólica Basal – TMB em homens e mulheres.
Inscreva-se em no canal do Youtube.
Compartilhe este post, como calcular a Taxa Metabólica Basal, nas redes sociais.
————————————————————————————————
[…] Taxa Metabólica Basal […]
Amei, exatamente o que procurava, obrigada
2019
2019
Normalmente eu não aprendo artigos sobre blogs, no entanto gostaria de dizer que este artigo me forçou a dar uma olhada e fazer!
Seu gosto de escrever me surpreendeu. Obrigado, muito bom artigo.
Muito bom
Muito bom
Eu me inscrevi no tribo forte https://go.hotmart.com/H4136147E
Eu me inscrevi no tribo forte https://go.hotmart.com/H4136147E
Gostei
Obrigado
Obrigado
Eu comprei a planilha https://go.hotmart.com/V16929118F
Muito bom este vídeoVale a pena assistir
Recomendo a Planilha do Excel para cálculo da Taxa metabólica basal e Gasto energético total pelo método das Equações de Harris Benedict (HBE).
Recomendo a Planilha do Excel para cálculo da Taxa metabólica basal e Gasto energético total pelo método das Equações de Harris Benedict (HBE).
Recomendo a PLANILHA DE CÁLCULO DO ÍNDICE DE MASSA CORPORAL IMC E DO PESO IDEAL DE ADULTOS
Recomendo a PLANILHA DE CÁLCULO DO ÍNDICE DE MASSA CORPORAL IMC E DO PESO IDEAL DE ADULTOS